Ngwenya, o crocodilo

Ngwenya, o crocodilo é um documentário realizado por Isabel Noronha. O filme conta a história do artista moçambicano Malangatana. "Um dia, Xiluwa conheceu Cecília, fiha de Malangatana, viu os desenhos e achou que era ele quem poderia traduzir em palavras esse universo sensorial a que ela sabia pertencer mas não podia nomear. E guardou de Malangatana a promessa de a levar um dia a esse lugar mágico onde tudo está inscrito, sem precisar de palavras. Trinta anos depois, partem juntos à procura das chaves para a compreensão de um Universo situado algures entre a Tradição e a Modernidade, viajando entre memórias sensoriais e histórias de infância, medos nocturnos e histórias míticas, lembranças eróticas e o calor da fogueira, histórias de luta e de armação de uma Identidade em construção. A cada dia dessa Viagem, a tela revela um pouco mais dos contornos oníricos e das infiinitas cores do Palácio Sagrado de Malangatana Ngwenya: ele mesmo."  http://www.flcs.uem.mz/files/progccm.pdf
(Isabel Noronha, Moçambique, 2007, Doc., 90min, Cor)

A ideia de realizar o documentário tem origem na infância de Isabel Noronha. Isabel estudou com a filha de Malangatana, Cecília, e através desta amizade Isabel pode conhecer o lado mais rural e tradicional de Moçambique (já que ela morava na cidade). Nas visitas a Cecília, Isabel sentia o desejo de conhecer mais o universo ronga, do qual Malangatana fazia parte.
A diretora conseguiu mostrar muito bem o universo místico de Malangatana e como este artista e homem moçambicano transita de um espaço para o outro: do espaço da tradição para o espaço da modernidade e vice-versa (visto que nem todos moçambicanos conseguem realizar viagens entre os dois mundos).

Para saber mais sobre a motivação de Isabel Noronha realização do documentário Ngwenya, o crocodilo, visite o site no qual ela responde a perguntas sobre o filme.

Infelizmente, o documentário não está disponível para aquisição!
Se eu souber de alguma maneira de adquiri-lo eu aviso!

2 comentários:

  1. Muito interessante, fiquei com vontade de assistir!
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. Pena que o filme não está disponível para aquisição!
    Queria muito também!
    Tive a oportunidade de assisti-lo em uma aula da profa. Rita de africanas.

    ResponderExcluir