Olhar estrangeiro é um filme sobre os clichês e as fantasias que se avolumam pelo mundo afora sobre o Brasil. O documentário mostra, por meio de vários filmes estrangeiros, a visão que o cinema mundial tem do país. Filmado na França (Lyon e Paris), Suécia (Estocolmo) e EUA (Nova York e Los Angeles), o filme, através de entrevistas com os diretores, roteiristas e atores, desvenda os mecanismos que produzem esses clichês.
(Lúcia Murat, Brasil, 2005, Documentário, 70 min, Cor).
Este documentário de Lúcia Murat tem tudo a ver com o assunto deste blog!
Olhar Estrangeiro, um personagem chamado Brasil, baseado no livro O Brasil dos Gringos, imagem e cinema, de Tunico Amâncio, mostra o poder da narrativa de ficção e da imagem em constituir um imaginário sobre um país. O documentário traz uma série de filmes estrangeiros, feitos a partir da segunda metade do século XX, que tem como “personagem” o Brasil, e mostra, como estes filmes, afirmam e reafirmam um olhar imigrante estereotipado sobre o país.
Segundo Lucia Murat: “O olhar estrangeiro pode ser definido como aquele que apenas registra o que lhe é diferente, o que lhe é estranho, eliminando o resto. A nossa pergunta é de que maneira esse diferente foi sentido, de que maneira esse diferente foi criado, de que maneira esse diferente foi imposto. Não estamos à procura de uma única resposta, mas de nos acercarmos (e cercarmos) esses olhares” (http://www.taigafilmes.com/olhar/port.html)
Para mostrar como esse diferente foi criado, Lúcia trabalha com os clichês que o cinema mundial apresenta sobre o nosso país. Esses filmes constituem esse “personagem chamado Brasil”, pois criam um imaginário do país baseado em clichês e estereótipos do que seria o país e os brasileiros. Grande parte destes filmes, por exemplo, mostra um Brasil situado no Rio Janeiro (somente), na praia ensolarada, com mulheres bonitas, e em alguns, mulheres de topless – é recorrente a ideia de erotismo e sensualidade vinculados a esse “paraíso”. O Brasil, nesses filmes, é um lugar de muita música animada, com samba, rituais afro-brasileiros, carnaval e divertimento, e junto vem atrelado o imaginário de pessoas ociosas, e onde se consegue tudo muito facilmente, por meio do jeitinho brasileiro, que nos filmes, é a malandragem.
Para conhecer mais sobre Olhar Estrangeiro e a proposta dos realizadores, visite o site da produtora do documentário: http://www.taigafilmes.com/olhar/

Nenhum comentário:
Postar um comentário