O Festival Silicon Valley African Film Festival acontecerá nos dias 14, 15 e 16 de outubro de 2011, na Califórnia, EUA. Este festival apresentará 30 filmes de diferentes países africanos, com o intuito de mostrar a história africana contada por africanos: "Africa through African lens! A showcase of first voice filmmakers whose works reflect the true stories, hopes and dreams of Africa."
A missão deste festival ("The mission of the Silicon Valley African Film Festival is to promote an understanding and appreciation of Africa and Africans through moving images") coaduna perfeitamente com o que temos dito aqui: que as narrativas fílmicas e imagens cinematográficas africanas são capazes de nos contar uma nova história, a sua própria história , através de suas próprias lentes, sem ser permeada pelo ponto de vista eurocêntrico (aliás, essa é a ideia que traz o banner do evento, reparem: a lente gera imagens sob o ponto de vista do continente africano) . Poderíamos citar a frase de Ella Shohat e Robert Stam que explicita exatamente tal dimensão dos filmes produzidos por países não hegemônicos; “diante do historicismo eurocêntrico, os diretores do Terceiro Mundo e das minorias reescreveram suas próprias histórias, tomando o controle das próprias imagens e falando com suas próprias vozes”.
O SVAFF apresentará dois filmes da África lusófona (isso é muito bom!!): O Herói, do diretor Zezé Gamboa - filme produzido em Angola; e O Olhar das Estrelas, um curta de João Ribeiro, de Moçambique (filmes que em breve terão as sinopses e comentários aqui). Ambos, obras representativas dos seus respectivos países. (O Herói pode ser adquirido no site da amazon).
Quem quiser saber mais sobre o festival e conhecer os filmes que farão parte do evento visite o site da SVAFF.
Eu, infelizmente, não poderei estar presente! Mas se alguém for, conte-nos como foi!

Legal saber desses festivais! Ah, bru, dps quero terminar de ver O Herói, gostei bastante do começo rs
ResponderExcluirMuito bom mesmo!
ResponderExcluirÉ bom conhecer outros filmes, e saber que tem um festival que se preocupa em ver as narrativas fílmicas africanas como próprias.
Quanto ao filme O Herói, só se vc for lá em casa de novo...rsrs
Brincadeira, empresto para vc assistir...é bem legal!
Humm e vc acha que ia perder de almoçar com vc? rsrs Sua comida é mto boa! hahahaa
ResponderExcluir